• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    01/11/2018 10h51 - Atualizado em 01/11/2018

    Meio Ambiente: A importância do pH da água

    A importância do
    pH da água
    Há algum tempo, assuntos relacionados ao pH da água têm sido muito discutidos na mídia e aparece frequentemente em falas de médicos e nutricionistas, gerando alguns questionamentos e preocupações por parte dos profissionais de saúde. Algumas alegações como a de que o pH da água possa ter relação com o aparecimento ou ainda proteção de doenças crônicas como osteoporose, câncer, doenças cardiovasculares entre outras estão sendo difundidas por aí. Porém, esse fato é um tanto quanto contraditório, sem embasamento na ciência uma vez que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais doenças crônicas possuem causas bem estabelecidas e estão relacionadas com o estilo de vida e uma dieta não saudável com baixa densidade nutritiva, excesso de consumo calórico, excesso no consumo de sal e gorduras saturas, sedentarismo, uso excessivo de álcool e tabagismo.

    Corpo
    O corpo humano é uma das máquinas mais poderosas e possui mecanismos regulatórios que envolvem, principalmente, a função renal e a respiração que são poderosos reguladores do pH do sangue, impedindo que possíveis desequilíbrios metabólicos afetem o pH sanguíneo. Dessa forma, o pH que pode sofrer variação de acordo com o que consumimos não é o do sangue, mas, o da urina onde aparecerá a excreção dos ácidos ou dos sais alcalinos que estiverem em excesso no organismo. Esta auto regulação é responsável pela manutenção do PH sanguíneo estável e seguro para que nossas reações bioquímicas e fisiológicas ocorram naturalmente.

    Prevenção
    A dieta alcalina e o consumo de água alcalina têm sido promovida como forma de prevenção e tratamento do câncer. Porém um estudo de revisão avaliou sua eficácia e seus benefícios à saúde, particularmente no câncer, e concluiu que seguir uma dieta alcalina ou consumir água alcalina não tem comprovação no risco ou no tratamento de câncer.

    Benefícios
    Mesmo se, em alguma hipótese, a dieta pudesse acidificar o pH do sangue, não seria o consumo de um determinado tipo de água que faria a diferença. Pois o estômago tem um ambiente extremamente ácido e se, por exemplo, uma água alcalina entrar em contato com o ácido gástrico, seu pH logo seria neutralizado.

    Essencial
    Em resumo, não foram encontrados na literatura científica estudos que relacionem diretamente o consumo de água com pH alcalino à prevenção e/ou tratamento de doenças. O pH da água não é algo relevante e sim, a atenção deve estar voltada ao consumo de água em quantidades abaixo das recomendações, hábito que foi levantado por estudos, no Brasil e no mundo, que pode gerar problemas de saúde e dificultar processos metabólicos importantes. Em outras palavras água é essencial para a vida, portanto beba água. 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus