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    19/10/2018 08h43 - Atualizado em 19/10/2018

    Defesa do consumidor: Vazaram dados no Facebook?

    Se você é consumidor dos serviços do Facebook, deve ter reparado que a empresa sofreu um enorme incidente de segurança em setembro de 2018. Em razão de uma vulnerabilidade nos códigos da rede social, invasores conseguiram acessar informações de mais de 30 milhões de consumidores, como páginas curtidas, locais de check-in, lista de amigos, nome, telefone, gênero e status de relacionamento. O incidente afetou também administradores de páginas, que tiveram até mesmo troca de mensagens vulneráveis.

    Exposição de dados
     Segundo organizações internacionais como a Consumers Union, apesar da não exposição de dados financeiros como cartões de crédito, há enormes possibilidades de fraudes e ataques baseados em técnicas de engenharia social, forma muito usada por cibercriminosos para descobrir informações pessoais de usuários – como senhas – sem precisar explorar falhas de segurança de sistemas. Siga as dicas abaixo para se prevenir e se preparar para futuras medidas judiciais em razão dos danos provocados pelo maior vazamento de dados da história do Facebook:

    Tire uma ‘foto’ da mensagem
    É fundamental documentar que você foi afetado com o incidente de segurança. Quem acessa o Facebook pelo celular, pode apertar o comando de 'printscreen'.

    Acesse a Central de Ajuda
    É possível verificar se a sua conta foi afetada pelo incidente de segurança e também verificar maiores informações sobre quais foram os dados que vazaram a partir da Central de Ajuda do Facebook. Para checar a informação, você deve estar logado na sua conta. Até o momento, não há uma informação pública de quantos brasileiros foram afetados pelo vazamento de dados.

    Gere um arquivo
     Gere um PDF da página “Minha conta do Facebook foi afetada por esse problema de segurança?” O Facebook mostrará uma única vez, na tela inicial, a informação de que sua conta foi afetada. No entanto, recomendamos que os consumidores gerem um PDF da página por meio de seus navegadores. Ao gerar a página de impressão, o Facebook apresenta, no topo, a identificação 'Olá, Nome da Pessoa'. Essa identificação do primeiro nome pode ajudar a gerar provas de que você foi afetado para casos de ações judiciais.

    Cobre explicações
    O Facebook não possui uma Central de Atendimento por telefone e mecanismos tradicionais de Atendimento ao Consumidor. Porém, é seu direito cobrar explicações da empresa sobre o ocorrido. Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, os usuários de aplicações gratuitas como Facebook são considerados consumidores, sendo plenamente aplicável o Código de Defesa do Consumidor. Uma opção para cobrar explicações da empresa é fazer uma pergunta na página Comunidade de Ajuda.  

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