Antes de sair em viagem internacional, o diretor de teatro Maurílio Romão faz um rasante em Patos de Minas, onde a Trupe Ventania se apresenta na 6ª Edição do Festival Nacional de Teatro da cidade como espetáculo convidado. O festival acontece na próxima quinta-feira, 11 a 14 de outubro, e o grupo apresenta o “Auto da Folia” e “Estórias de Pirata”, que não entram na competição.
“Ser um espetáculo convidado é algo muito valioso no cenário. É quando o Grupo está em evidência e já atestou sua capacidade artística e técnica. Somente o Grupo Galpão e a Trupe Ventania serão convidados nesse festival”, comentou Romão, que também foi convidado para ser jurado no festival.
Ainda conforme disse o diretor, foi providencial estar como jurado no Festival de Patos, pois, alguns grupos que ele ainda não conhece apresentarão seus trabalhos, o que se torna uma boa oportunidade de iniciar a curadoria para o 3º Festival Nacional de Teatro de Passos.
Sobre a apresentação, Romão explicou que o “Auto da Folia” já participou de quatro festivais nacionais e obteve o melhor espetáculo em todos eles. “O convite para espetáculo convidado se dá a partir dessas camadas de notoriedade”, afirmou.
Projetos
Maurílio Romão contou que, por força dessa viagem para a França, ele teve que adiantar alguns projetos e que, neste ano, o Festival da Criança no Teatro vai acontecer, porém, fora do calendário da Semana da Criança. “O Governo de Minas ainda não liberou o recurso para a execução desse festival, mas vai acontecer a 6ª edição, que tem parceria com a Prefeitura de Passos”, disse.
As reuniões do 3º Festival Nacional de Teatro de Passos já estão acontecendo e a equipe já está formada e já preparando evento para 2019. “Estamos entrando na fase de produção, em parceria com a Prefeitura de Passos, para ampliar ainda mais o que já é o evento cultural mais aguardado da cidade”, disse.
Sobre a Mostra de Teatro, já está sendo gerada, também em parceria com a Prefeitura de Passos, para começar sua organização e preparação no início do ano. “O projeto vai acontecer no 2° semestre de 2019. A mostra vem reavivar o teatro dentro das escolas num jogo coletivo. Secretarias de Cultura e Educação estão intimamente ligadas”, afirmou.
Maurílio Romão contou ainda que, em maio de 2019, a Associação de Desenvolvimento Cultural de Passos (Adesc Regional) lança o Festival de Cinema da Canastra, também em parceria com a Prefeitura de Passos, e que o edital será aberto em janeiro. “Esse festival de cinema vai acontecer na Serra da Canastra e na cidade de Passos, no intuito de fortalecer o audiovisual, produções nacionais e locais. Uma equipe formada por profissionais do audiovisual da cidade está se desdobrando para formatar mais uma experiência nova, fundindo arte, cultura, gastronomia e turismo”, salientou.
O Rapto das Cebolinhas
No dia 25 de outubro, a Trupe Ventania apresenta a peça teatral “O Rapto das Cebolinhas” no Cine Furnas, em São José da Barra. O espetáculo direcionado para o público infantil traz o texto de Maria Clara Machado e promete despertar o interesses das crianças em um universo lúdico de investigação do comportamento humano, com uma história investigativa e divertida. A promoção é de Eletrobras Furnas e tem entrada gratuita.