• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    25/09/2018 12h16 - Atualizado em 25/09/2018

    Museu de Monte Santo recebe vistoria do Corpo de Bombeiros

    Da Redação
    MONTE SANTO DE MINAS – O quinto museu da nossa série de reportagem foi edificado no início do século 20, na cidade de Monte Santo de Minas. O Corpo de Bombeiros também visitou o local e certificou algumas providências que precisam ser tomadas para a segurança do lugar.
    A vistoria do museu municipal Dr. Joaquim Ernesto Coelho foi realizada no dia 10 de setembro pela manhã. O edifício foi construído no início do século passado, está localizado em frente à praça Joaquim Bernardes, em local conhecido popularmente como Jardim Velho, e é uma construção sólida e bem arejada, com saídas, contando com sete portas e muitas janelas. O pavimento inferior tem boa altura para visitação. Segundo o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Pedro Roberto da Silveira, todas essas características tornam esse conjunto arquitetônico próprio para comportar o museu.
    “Pequenas irregularidades foram apontadas pelo Corpo de Bombeiros no local, como: sinalização, luz de emergência e correção do terminal do corrimão que leva os visitantes para o pavimento inferior. Até o momento, não recebemos a notificação oficial com os devidos apontamentos”, ressaltou o diretor.
    O prédio já acomodou a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal, o posto de saúde e a delegacia. O Museu Municipal Dr. Joaquim Ernesto Coelho foi fundado em 26 de junho de 1988, inicialmente como acervo das famílias tradicionais monte-santenses e, depois, com recebimento de doações ampliou o acervo, tornando-se referência na região, possui 2.500 peças com patrimônio iconográfico, documentos, fotografias, objetos, quadros, cerâmica e escultura. O diretor de cultura ainda informou que a estrutura conta com segurança noturno, extintores de incêndio e saídas de emergência.
    O espaço recebe muitos visitantes, uma média de 110 a 150 visitantes mensalmente. Pedro destacou que, em dias de evento ou exposições específicas, esse número chega a cem pessoas por dia.
    O museu pode ser visitado todos os dias, em horários determinados, com exceção durante exposições específicas, como Primavera dos Museus e Semana dos Museus as visitas são realizadas durante todo o dia. Às segundas e sextas, o horário padrão é das 8h às 12h, às terças, das 8h às 17h. Às quartas e quintas, das 8h às 16h.
     
    Exposição de Primavera
    No Museu Municipal Dr. Joaquim Ernesto Coelho, em Monte Santo de Minas, a 12ª Exposição de Primavera dos museus começou no dia 17 de setembro e vai até a próxima quarta-feira, 26. Desde o início, a programação tem contado com ações educativas, com o tema “Árvore da história de Monte Santo de Minas (MG)”. Serão selecionados 20 gêneros textuais entre contos, poemas e histórias relacionados ao município. Logo após a seleção, os textos serão expostos em duas árvores no interior do museu. Já foram realizadas exibições de filmes gravados nos anos 80 sobre eventos e entrevistas com personalidades da cidade. As escolas podem visitar o museu e aproveitar os últimos dias da Exposição de Primavera.  
    Matéria exclusiva para assinantes

    Faça já a sua assinatura, tenha o jornal impresso em sua casa ou dê de presente para quem você gosta e ganhe o acesso nas páginas digitais pela internet, ou seja: Versão Impressa + Digital.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus