• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    21/09/2018 11h20 - Atualizado em 21/09/2018

    Semana Internacional do Café vai receber produtores da região

    Da Redação
    PASSOS - Cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores da região vão poder participar, entre os dias 7 e 9 de novembro, da 13a Semana Internacional do Café (SIC), que acontece na capital mineira, Belo Horizonte. Serão visitantes de mais de 60 países que vão fazer do café a atração principal do evento.
    A programação da Semana Internacional do Café conta com uma variedade de cursos, competições, seminários, palestras, sessões de cupping (prova de cafés), além da maior feira brasileira do setor. Todas as atividades são divididas em três eixos temáticos: Mercado e Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & 
    Empreendedorismo. 
    Ao final dos três dias de evento, os participantes poderão eleger o melhor café brasileiro desta safra, no concurso intitulado Coffe of the Year Brasil. A novidade deste ano, porém, é que a SIC recebe, pela primeira vez, os campeonatos mundiais World Coffe in Good Spirits, World Latte art, World Brewers Cup e World Cup Tasters.
    A SIC é realizada desde 2013 em Belo Horizonte e, de acordo com nota emitida pela assessoria de comunicação do evento, tem como objetivo focar no desenvolvimento do mercado brasileiro e na divulgação da qualidade dos cafés nacionais, tanto para o consumidor interno quanto para os países compradores, além de reforçar o resultado econômico e social que o setor proporciona.
     
    Região
    A Semana Internacional do Café é realizada pelo Sebrae, Café Editora e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e, para garantir a presença dos produtores de café da região ao evento, o Sebrae da Microrregião de Passos tem se mobilizado para subsidiar parte do transporte e hospedagem dos produtores. Nos municípios de Cássia, Ibiraci, Claraval e Capetinga, esse apoio será realizado via Sala Mineira do Empreendedor de Cássia. 
    Já os cafeicultores da Região da Serra da Canastra vão receber o mesmo subsídio por meio da Associação dos Produtores de Café da Serra da Canastra. A analista técnica do Sebrae da Microrregião de Passos, Fabiana Rodrigues Rocha, falou da importância do evento para os produtores da região.
    “Na Semana Internacional da Comunicação, os cafeicultores poderão ter acesso a informações voltadas para a área de mercado e consumo, conhecimento e inovação, troca de experiências e divulgação do café, entre outros. É válido ressaltar que a cafeicultura na região é muito forte e o evento é aberto a todos os produtores de café”, explicou Fabiana.
    O cafeicultor e presidente da Associação dos Produtores de Café da Serra da Canastra, Lucas de Oliveira Arantes, contou que a intenção da Associação é que todos os 22 produtores associados participem do evento. Formado em Engenharia Agronômica, o produtor revelou que os conhecimentos adquiridos na SIC poderão auxiliar no trabalhos realizados pela Associação.
    “Além de conhecimento técnico, ocorre muita troca de experiências com outras regiões que já estão à frente, mais desenvolvidas e também nos apresenta todas as tendências do mercado do café. O que nos ajuda na tomada de decisão para as próximas ações que serão implementadas na Associação”, comentou.
    Já o cafeicultor de Cássia Juliano Sousa Xavier, que produz e embala o próprio café, vai participar da Semana Internacional do Café pela primeira vez. “Eu trabalho com café praticamente desde que nasci, o negócio passou dos meus pais para mim. Então, minhas expectativas para esse evento estão em buscar informações na área de comercialização e conhecer as novas tecnologias do setor”, disse o produtor.
    As inscrições para a SIC são realizadas somente pelo site http://semanainternacionaldocafe.com.br/br/. Os interessados em utilizar o benefício de subsídio que o Sebrae está oferecendo para o custeio de parte do transporte e hospedagem devem entrar em contato com a Prefeitura de Cássia e falar com Clóvis. O telefone é (35) 3541-5000, ramal 208. Os produtores da região da Serra da Canastra devem entrar em contato com Lucas (37) 99909-1589 / 98825-3154.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus