• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    26/08/2018 05h50 - Atualizado em 27/08/2018

    Estudantes criam aplicativo para estudos de biologia

    Adriana Dias
     
    PASSOS – O estudante Matheus Augusto Simões, de 18 anos, que cursa o 2º período de Ciência da Computação no Instituto Federal Sul de Minas (IF Sul de Minas) Campus Pas- sos, participou, no último fim de semana, em Franca (SP), do Startup Weekend com um grupo de alunos que criaram uma ferramen- ta para o aplicativo que ele mesmo já havia desenvolvi- do de realidade aumentada, o Sophus, para incentivar a criatividade e diminuição do uso de celular.
    De acordo com Si- mões, que é de Borda da Mata, o início da ideia do aplicativo aconteceu quando ele ainda cursava o último ano do ensi- no médio no Instituto Federal de Inconfiden- tes. “Tive uma aula sobre realidade aumentada e isso me fascinou. Busquei mais informações e vi que era exatamente isso que gostaria de seguir como carreira. Criei, com um grupo de alunos, o aplica- tivo Sophus, que tem seu objetivo voltado para a área de estudos da biolo- gia, mais especificamente o corpo humano, inovando os métodos de ensino e tornando as atividades de ensino da biologia mais dinâmicas e interessantes. O aplicativo facilita o en- tendimento da área para prestação de concursos e vestibulares, por exemplo. Ainda está em fase de de- senvolvimento e poderá ser usado sem internet, usando apenas as impressões de pa- pel disponibilizadas pelo
    aplicativo e a câmera do celular”, explicou o jovem. Com base nesse primei-
    ro aplicativo, o estudante se agrupou a outros jovens e, durante o Startup Wee- kend, criou outra finalidade para o aplicativo. “Junto com o grupo de alunos do curso de Ciência da Computação do Instituto Federal do Sul de Minas, desenvolvemos o aplicativo para que as crianças façam colorido no desenho de um pato, que, por enquanto, é a única figura disponível, e, ao aplicar a realidade aumentada, o pato fica em 3D. Encantou tanto outros colegas, empresários quan- to crianças que estavam no evento”, afirmou Matheus Simões.
    Para o estudante, que está a quase 300 km de casa, o esforço de estudar em outra região é muito grande. “Gosto do que faço e quero ser reconhecido pelo que faço. Vale a pena e, apesar de estar apenas no 2º período do curso de Ciência da Computação, já estou co- lhendo frutos dos estudos. Quando desenvolvemos o aplicativo, tínhamos como meta vender três unidades, mas vendemos 20, pelo custo de R$5,90 cada, ape- nas na demonstração. Essa tecnologia de realidade au- mentada já existe há muito tempo, algo em torno de 60 anos, mas é muito pouco utilizada e nunca havia sido usada do modo em que usamos na criação do apli- cativo”, comentou Simões.
    Depois de divulgar o projeto, Simões contou que foi convidado a trabalhar
    com aplicativos do mesmo gênero do ramo, lá mesmo no evento. “O dono de uma empresa me convidou pra eu ir para a empresa dele, em Franca. Mas não pude ir, afinal, tenho que ter- minar os estudos do curso que tem duração de quatro anos, com previsão de tér- mino em 2022”, informou.
    Além de Simões, o grupo inicial da criação do Sophus contou com mais cinco desenvolve- dores, que são Elisa Silva, Yasmin Santos, Breno Galindo, Helen Moreira e Rafael Faria. O  grupo já foi reconhecido com formalidade científica no próprio IF Sul e não pre- tende parar por aí. Segundo Simões, eles continuam em contato uns com os outros para o desenvolvimento de projetos do mesmo gênero. E o nome é originário de Sophia, que significa sabe- doria. Para os interessados em assistir a como o aplica- tivo funciona, basta entrar no site ClicFolha.
    Clic abaixo e assista o vídeo 
    26/08/2018
    8 / 1

    Estudantes criam aplicativo para estudos de biologia

  • Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus