• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    15/08/2018 05h50 - Atualizado em 15/08/2018

    Mulheres do Café formam subcapítulo da IWCA

    Da Redação
    CÁSSIA - Mais de 50 pessoas, a maioria formada por produtoras de cafés especiais do sudoeste de Minas e nordeste paulista, participaram de um encontro na manhã desta segunda-feira, 13, na Fazenda Boa Vista, região do Resfriado, no município de Cássia. 
    O 1º Encontro das Mulheres do Café foi com o intuito de criar um subcapítulo do International Woman Coffee Alliance (IWCA), uma organização internacional que liga as mulheres do café, de qualquer setor da cafeicultura; podem ser cafeicultoras, provadoras, baristas, podem trabalhar diretamente com a lavoura ou não, são mulheres envolvidas com a cafeicultura, do grão à xícara. Essa organização ajuda as mulheres do campo de maneira mútua. Depois de uma visita que teve em São Sebastião do Paraíso, a médica veterinária Samanta Maria Faleiros, diretora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Cássia se encontrou com a presidente da IWCA, Cíntia Matos, e ela pediu que fosse organizado um grupo de mulheres,  com o  maior número de municípios vizinhos, para mobilização da cafeicultura feminina na região. Juntamente com Laís Peixoto, da Cocapil/Ibiraci, e o grupo de cafés orgânicos de Claraval, foi organizado o grupo que se reuniu nesta segunda. 
    “Para ficar mais atraente para todo mundo, colocamos um consultor especialista em café, Leonardo Guatti, para falar sobre técnicas, e o pessoal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) falou sobre o Certifica Minas, sobre o Concurso de Qualidade do Café de Minas Gerais e sobre os concursos municipais, além do mercado de cafés orgânicos”, disse.
    O grupo está em busca de parcerias, como acontece com as prefeituras de Cássia e Ibiraci, Emater-MG, e agora elas irão buscar o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG). Cada Estado tem um capítulo da IWCA e cada microrregião tem um subcapítulo. O subcapítulo será oficializado na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, que acontecerá de 7 a 9 de novembro.
    Matéria exclusiva para assinantes

    Faça já a sua assinatura, tenha o jornal impresso em sua casa ou dê de presente para quem você gosta e ganhe o acesso nas páginas digitais pela internet, ou seja: Versão Impressa + Digital.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus