• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    11/07/2018 09h54 - Atualizado em 11/07/2018

    2º Festival de Teatro divulga programação

    As peças serão apresentadas em creches, escolas e em outros pontos de passos, como na Estação Cultura, no Palácio da Cultura, Teatro Rotary e Casa da Cultura, entre outros locais da cidade

    A Associação de Desenvolvimento Cultural (Adesc Regional) realiza, a partir do próximo dia 15 até o dia 22, a segunda edição do Festival Nacional de Teatro de Passos. A programação com mais de 40 apresentações de grupos teatrais de todo o Brasil. A programação ainda terá oficinas culturais, exposições e shows musicais. Todas as atrações são gratuitas e desta vez terão atrações também em São João Batista do Glória, Alpinópolis e Carmo do Rio Claro.
     As peças serão apresentadas em creches, escolas e em outros pontos da cidade, como na Estação Cultura, no Palácio da Cultura, Teatro Rotary, Casa da Cultura, no coreto da Praça da Matriz e na Praça do Rosário. E, neste ano, outros bairros foram incluídos.
     Os grupos teatrais concorrem a 11 estatuetas nas categorias: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Cenário, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Prêmio Especial do Júri.
    Os vencedores receberão o troféu Antonio Teodoro Grilo, que traz a representação como Dionísio, o deus do vinho, que também deu origem às primeiras representações de teatro, que eram feitas em homenagem a ele no passado. Antonio Teodoro Grilo nasceu em Passos.
    A programação completa está no www.clicfolha.com.br
    Programação extra
    As oficinas terão inscrições gratuitas e devem ser realizadas no Teatro Rotary ou pelo telefone (35) 3021-3606, de segunda a sexta, das 13h às 17h. O público-alvo são atores, estudantes de teatro, educadores e dramaturgos. São 20 vagas para cada oficina.
    Estão programadas três oficinas, a “Interpretação, Teatro e Novas Mídias”, executada por Anselmo Vasconcellos, que será realizada no anfiteatro da Casa da Cultura nos dias 19 e 20, das 8h às 11h, e no dia 21, das 8h às 10h. De acordo com o oficineiro, serão conversas e explanações sobre as atualidades dos métodos e treinamentos para atuação, construção de narrativas e personagens. Um tour sobre a evolução dos atores em diversos períodos da história: da antiguidade aos movimentos revolucionários da contracultura. A proposta do Ator Essencial, a “desconstrução” do teatro, do ator performático, da criação coletiva. As funções do teatro ao longo de sua história revistas: O ator, o autor, o diretor.
    A outra oficina será a de “Dramaturgia para Cordel”, tendo como responsável Fernando Limoeiro e vai acontecer no anfiteatro da Escola Estadual Neca Quirino nos dias 19 e 20, das 8h às 11h, e no dia 21, das 8h às 10h. Essa oficina visa proporcionar o exercício da oralidade, da palavra emocional e de seus lados sonoro e poético, baseando-se na literatura de cordel, uma das maiores manifestações populares da cultura nordestina.
    A oficina “Cultura Popular” sob responsabilidade da Companhia Horizontal de Arte Pública (Chap) vai ser na Praça do Rosário, nos dias 19 e 20, das 8h às 11h, e no dia 21, das 8h às 10h.
    Esse trabalho surge da pesquisa, do desejo e experiência dos integrantes da Chap, que atua nos espaços públicos da Cidade do Rio de Janeiro, desenvolvendo dentro de uma dramaturgia o entendimento de cultura como parte do que somos, dos aspectos que o ser humano apreende em contato social, do que constitui a formação do povo brasileiro. E no que diz respeito ao encontro da herança deixada pelos povos africanos, aqui forçosamente mantidos, com os demais povos aqui presentes, gerou uma miscigenação tão poderosa, capaz de transformar sofrimento e desesperança em uma enorme vontade de viver e de se expressar, na batucada, no rodopio, no forte pisar do chão, no samba, na mandinga da capoeira, na comunicação codificada do jongo e na criação de uma nova identidade – a brasileira.

    Exposição
    A exposição “Commedia dell’Arte, Personaggi”, do artista Jair Soares Junior, foi especialmente montada para o 2º Festival Nacional de Teatro de Passos e região e ocorre de 16 a 22 de julho de 2018, das 9h às 18h, na Estação Cultura. Essa exposição retrata alguns dos personagens desse gênero, tais como Arlecchino, Pulcinella, Dottore e alguns outros, tendo como referências a serem seguidas tanto suas vestimentas características quanto seus movimentos mais conhecidos e característicos. 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2018 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus