• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    13/06/2018 11h44 - Atualizado em 13/06/2018

    Ambes promove pit stop para Dia dos Namorados

    Da Redação
    PASSOS - O Ambulatório Escola da Uemg Unidade Passos realizou nesta terça-feira, 12, uma ação de conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (novo termo utilizado para as DSTs), como Aids, sífilis e hepatites virais. Foram distribuídos preservativos feminino e masculino e material educativo sobre prevenção, além do atendimento para verificar a pressão e para a realização de testes rápidos. A ação foi desenvolvida na Avenida da Moda, por ocasião do Dia dos Namorados. “Escolhemos a Avenida da Moda porque é um dia de movimento no comércio, muitas pessoas vêm para fazer compras para o dia dos namorados e aproveitam para receber as orientações”, explicou a enfermeira Camilla Borges Lopes Souza, da coordenação de infectologia. 
    O Ambes funciona por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e atende às 24 cidades da região. O trabalho é referência e oferece atendimento multiprofissional. Estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina e Biomedicina realizam estágios e ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes atendidos. 
    Para o estudante de enfermagem Rhuan Luiz Ribeiro Mota, o atendimento do Ambes é uma etapa importante para a formação profissional, porque aproxima o profissional da comunidade. “Muitas vezes, as pessoas ficam envergonhadas de procurar informação ou mesmo ir atrás dos testes e, com a ajuda dos profissionais, através de campanhas, a população se sente mais à vontade para se informar”, ressaltou. 
    Para a estudante Luciana Silveira Vilela, também estagiária do curso de Enfermagem da Uemg, o trabalho educativo é fundamental para lembrar constantemente as formas de prevenção. “Eu estou no último ano do curso e acompanho sempre as ações educativas, é muito importante, porque temos de  lembrar sempre a população sobre o uso dos preservativos, que muita gente ainda resiste em usar”, afirmou. 
    Além da campanha educativa, o Ambes também realizou durante todo o dia de ontem os testes rápidos de Aids, sífilis e hepatites B e C. Segundo a coordenadora de infectologia, os testes rápidos podem ser realizados em todas as unidades de atendimento do Estratégia Saúde da Família, basta procurar as unidades e realizar o agendamento. “Temos orientado a população para aproveitar a oportunidade e realizar os testes não só no Ambes, que atende gratuitamente e oferece toda atenção necessária, mas também através das equipes das unidades ESFs, que possuem profissionais capacitados para realização dos testes”, alertou a coordenadora Camila Souza.
    O frentista Valdivino Silva aproveitou o pit stop para verificar a pressão e realizar os testes. “Acho muito interessante, porque a gente quase não vai ao médico, se for pagar particular, fica muito caro, então, vou aproveitar para pegar preservativos e fazer os testes rápidos”, disse. 
    O policial militar Fernando Lima de Oliveira também participou da campanha e sugeriu que a ação fosse disseminada. “Acho muito importante e seria melhor ainda se descentralizasse e fosse realizada também nos bairros”, sugeriu. 
    Matéria exclusiva para assinantes

    Faça já a sua assinatura, tenha o jornal impresso em sua casa ou dê de presente para quem você gosta e ganhe o acesso nas páginas digitais pela internet, ou seja: Versão Impressa + Digital.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2018 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus