• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    25/05/2018 08h38 - Atualizado em 25/05/2018

    Carmelitano exibe obras no Palácio da Cultura

    A exposição vai até o dia 30 de maio e a visitação é gratuita. Essa já é a segunda exibição do artista plástico no Palácio da Cultura, desta vez com a temática de demonstrar diferentes expressões

    Fernanda Freire - Especial para a Folha

    O artista plástico e professor de arte na rede estadual de ensino Dárcio Santos expõe seus trabalhos no Palácio da Cultura, o antigo fórum de Passos, até a próxima quarta-feira, 30. Dezenas de pessoas já prestigiaram o artista, que tem suas obras exibidas no local pela segunda vez.
    A oportunidade de poder se expressar artisticamente, para Dárcio, é um privilégio. O carmelitano, que já possui contato com a arte há mais de duas décadas, acredita que essa forma de expressão estimula o pensamento, a criatividade, a percepção sensorial, o senso crítico e estético e aprimora até mesmo as relações sociais, bem como é uma ferramenta capaz de transmitir conhecimento.
    “O Palácio da Cultura é, como o próprio nome indica, um espaço de estudo, um local de saber. Então, ter a experiência de exibir meus 25 quadros nesse ambiente é incrível, é uma oportunidade de divulgar meu trabalho de criação, regionalmente. Nessa exposição, apresento alguns quadros divididos em variadas técnicas de pintura artística à base de água, como a tinta guache profissional, ecoline, aquarela, caneta nanquim e óleo sobre tela, que integram uma coleção que estou desenvolvendo para a próxima exposição, intitulada ‘Noturnos’”, contou o artista.
    Seu novo projeto consiste em pintar uma cena noturna, o que “já é um grande desafio pois a imagem deve conter poucos elementos de luz e, sendo assim, criar uma imagem noturna significa ‘pintar sem a cor’, construindo uma imagem somente com a forma”. Nessa exposição, Dárcio já apresenta uma prévia dessa coleção, que é um quadro no estilo naturalista da Igreja Senhor dos Passos, localizada em Carmo do Rio Claro, vista no período da noite.
    Além das obras, as técnicas também podem ser apreciadas pelo público, pois, cada uma dessas tintas no papel possui uma característica sensorial e perceptiva únicas, “tornando genuína a visão que temos do efeito delas sobre o papel, o que torna cada experiência significativa e particular”.
    A ação de divulgar o trabalho de artistas regionais é uma das propostas dos membros da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos. O secretário Carlos Jorge Ribeiro, o Caju, afirmou que, com essa atitude, a secretaria está consolidando na cidade um polo regional de cultura. “Dar espaço para artistas da região já é o primeiro passo. O Dárcio detém uma obra expressionista maravilhosa que, graças a essa exposição, conseguiu divulgar mais ainda o seu talento e, inclusive, me contou que tem muitas pessoas o procurando para que ele produza novas obras”, comentou Caju. No próximo mês, a secretaria pretende trazer outro carmelitano, o artista Jair Soares Junior, que exibirá seu acervo de máscaras que representam formas e expressões humanas.
    Os quadros expostos por Dárcio foram fotografados e reproduzidos em um tamanho menor, para serem comercializados como cartões-postais. As encomendas podem ser realizadas em contato direto com o artista, por meio do e-mail silvasantosdarcio@zipmail.com.br.
     

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus