• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    22/05/2018 11h11 - Atualizado em 22/05/2018

    Carmelo de São José: missão de oração por Passos e pelo mundo

    Da Redação
    O Carmelo de São José é um mosteiro contemplativo católico, presente em Passos desde o dia 03 de abril de 1951. Pertence a uma Ordem Religiosa presente em 98 países, formando um total de mais de 13 mil Monjas Carmelitas Descalças. No Brasil são 54 Carmelos, em quase todos os estados brasileiros. O Carmelo de Passos, portanto, é parte de uma grande família. 
    A chegada a Passos aconteceu graças ao empenho de Monsenhor Messias Bragança, Dom Hugo Bressane e Irmã Maria Angélica (Lucila de Melo e Souza), que viveu longos anos na portaria servindo como Irmã externa, além do grande desejo do povo passense de ter uma casa contemplativa aqui. Pediram a fundação ao Carmelo de Mogi das Cruzes, posteriormente transferido para Aparecida (SP). Vieram seis Irmãs para iniciar a obra. A responsável foi a Madre Maria Nazaré, que muito trabalhou pela Comunidade, mas a grande promotora e divulgadora da obra foi Irmã Maria Angélica. Irmã Angélica movimentou a cidade, organizou leilões e bazares em prol da construção e passou toda a sua vida dedicada ao Carmelo e às Irmãs. Com a fundação do Carmelo surgiu também o novo “Bairro Carmelo”, atraindo moradores para esta região, na época desabitada. Depois de mais de cinquenta anos de fundação, o Carmelo de São José, de Passos, foi convidado a dar vida a um novo Carmelo, o Carmelo da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição, de Trindade, Goiás.
    A missão do Carmelo é a oração, a entrega generosa a Deus, em comunhão com Jesus que se entregou pela salvação do mundo. A vida das religiosas é muito simples, marcada pelos sete momentos de oração litúrgica da Liturgia das Horas em comunidade, a Missa diária, o trabalho, estudo, atendimento às pessoas que as procuram, momentos de solidão para uma maior intimidade com Deus e momentos de encontro fraterno nos dois recreios diários. Como a sagrada Família de Nazaré, onde Jesus viveu seus 30 anos preparando-se para a missão, o Carmelo vive sua vocação escondida, mas muito eficaz para o povo.
    Apesar de toda esta simplicidade de vida, há uma grande irradiação para toda a Diocese, além de cidades da região e para além dela. A cidade de Passos se tornou conhecida através do Carmelo, que recebe cartas e telefonemas de várias partes do Brasil e até do exterior. Tornou-se conhecido primeiramente pela sua missão de oração e intercessão pelo mundo, depois também por seus trabalhos artesanais, como a fabricação de hóstias e velas, paramentos e alfaias litúrgicas etc, e ainda por trabalhos em Congressos e Associações de Carmelos, Fóruns e publicações.
    Para o povo de Passos, a presença do Carmelo é uma força “escondida”, mas muito real, além de apoio e amizade nos momentos de dor e de alegria. Sempre foi tido como o “para-raios” da cidade e as irmãs são procuradas para orientação pessoal, profissional, familiar, pedidos de orações e aconselhamentos.
    As Irmãs Carmelitas expressam sua mensagem de gratidão e suas orações: “É esta a nossa modesta contribuição para o desenvolvimento de Passos, como uma forma também de gratidão por todo o carinho, apoio, sustentação e amizade que recebemos do povo. Temos orgulho de viver entre esta gente de coração tão bom, piedoso e generoso. Parabéns, Passos!”.
    Matéria exclusiva para assinantes

    Faça já a sua assinatura, tenha o jornal impresso em sua casa ou dê de presente para quem você gosta e ganhe o acesso nas páginas digitais pela internet, ou seja: Versão Impressa + Digital.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus