• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

       
    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    20/04/2018 09h16 - Atualizado em 20/04/2018

    Carmo tem comemorações do Dia do Índio nas escolas e no Museu de Arqueologia

    Da Redação
    C.R.CLARO - O Museu de Arqueologia Indígena de Carmo do Rio Claro é a maior riqueza arqueológica brasileira, sendo considerado o maior da América Latina. E, durante esta semana, comemora-se o Dia do Índio, 19. As escolas municipais Coronel Manoel Pinto e Maria Goulart também fazem atração com o coral.
    Desde a última sexta-feira, 13, alunos de diversas escolas visitaram o Museu e conheceram um pouco mais de sua rica história. Alunos do Instituto de Educação e Cultura (IEC), do Colégio Vencer e de uma escola da cidade de Serrania já passaram pelo Museu nos últimos dias. 
    Na quinta-feira, 19, na parte da manhã, o Museu recebeu novamente alunos de Serrania. As visitas guiadas têm duração em torno de 40 minutos, a depender do interesse dos alunos. “Eles ficam admirados ao conhecer as peças que temos expostas, e o tempo da visita guiada depende das perguntas das crianças que vão surgindo durante a visita”, disse a coordenadora do museu, Suzana Leite Hervas, que é filha de Antônio Adauto Leite, responsável por encontrar as peças e pelo Museu.
    Suzana disse ainda que uma pequena palestra é ministrada aos alunos para que possam entender um pouco mais sobre tudo que o Museu possui. “Cada peça tem a sua história”, 
    comentou.
    As mais de três mil peças pertencentes, hoje, ao Museu do Índio eram, até então, abrigadas em sua fazenda, Panorama, que foi visitada por centenas de pessoas de diferentes localidades, como estudantes e pesquisadores.
    O horário de funcionamento do Museu é segunda-feira, das 13h às 17h, de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30, e de 13h às 17h. Visitas de escolas e/ou excursões podem ser agendadas pelo telefone (35) 99832-7000. Falar com Suzana.
    O dia 19 de abril foi escolhido como data para se comemorar a cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940. O objetivo desse congresso era reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.
    No Brasil, essa data foi oficializada por meio do Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, com assinatura do então presidente Getúlio Vargas.
    Internacionalmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto, para conscientizar os governos e a população mundial sobre a importância de se preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.
     
    Coral
    O projeto Soltando a Voz faz a sua primeira apresentação durante o Momento Cívico que será realizado pelo Departamento de Educação, Cultura e Cidadania (Decc), neste sábado, 21,  feriado nacional de Tiradentes.
    O evento tem início previsto para 8h, na Praça das Bandeiras, conhecida popularmente como “Pracinha do Boi”, com o hasteamento das bandeiras e apresentação das escolas. Na oportunidade, a Escola Municipal Coronel Manoel Pinto irá homenagear os tecelões carmelitanos pelo Dia Municipal da Tecelagem, também comemorado nesta data.
    O coral do projeto Soltando a Voz também faz a sua apresentação pela primeira vez desde o início dos ensaios no mês de fevereiro. Fazem parte do coral alunos das escolas municipais Coronel Manoel Pinto e Maria Goulart.
    20/04/2018
    8 / 1

    Carmo tem comemorações do Dia do Índio nas escolas e no Museu de Arqueologia

  • Matéria exclusiva para assinantes

    Faça já a sua assinatura, tenha o jornal impresso em sua casa ou dê de presente para quem você gosta e ganhe o acesso nas páginas digitais pela internet, ou seja: Versão Impressa + Digital.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus