• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    01/02/2018 09h14 - Atualizado em 01/02/2018

    Mulheres do campo: Mais uma opção para se trabalhar

    Viúva transformou chácara em produtora de morango e tomate além de goiaba, graviola e outros produtos que nascem nos 5 hectares, e vende nos mercados locais

    Folha da Manhã

    Ao ficar viúva, dez anos atrás, Maria de Fátima Diogo, de 50 anos, não sabia o que fazer para sustentar os dois filhos. A maranhense radicada em Brasília viu uma saída na chácara que o casal tinha comprado, em Brazlândia, no Distrito Federal, região famosa pela produção de morangos.
    “O meu marido era médico e eu trabalhava com ele na clínica. Quando ele se foi, fiquei sem rumo. A gente tinha essa propriedade, para passar os fins de semana. Depois, os meus pais foram morar lá, quando saíram de Sambaíba (MA). A gente comprou a chácara para ser uma válvula de escape e acabou sendo muito mais que isso. Eu, que antes de ir para Brasília sempre tinha vivido na roça, pensei: ou a gente faz essa terra produzir ou fica sem ela.”
    A necessidade fez a Chácara Diogo começar a produzir morango e tomate-cereja - além de goiaba, graviola e outros produtos que nascem nos 5 hectares. Maria de Fátima vende a produção em mercados locais. “No início era difícil, mulher de madrugada, descarregando frutas. Agora eles me respeitam. Quando investi na plantação, financiei um caminhão e um trator.”
    Além de conseguir manter a propriedade, a produção prosperou, fazendo Maria de Fátima buscar os irmãos que moravam no Maranhão para ajudar na plantação e na colheita. “A volta para o campo começou sendo por necessidade, mas virou a minha vida. Não penso mais em voltar para a cidade, não troco a roça por nada.”

    Matéria exclusiva para assinantes

    Faça já a sua assinatura, tenha o jornal impresso em sua casa ou dê de presente para quem você gosta e ganhe o acesso nas páginas digitais pela internet, ou seja: Versão Impressa + Digital.

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus