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    21/01/2018 07h00 - Atualizado em 19/01/2018

    Compensação

    Wagner Penna - Especial para a Folha
    A domadora no carnaval da Blue Man Foto: divulgao
    A domadora no carnaval da Blue Man Foto: divulgação

     

     

    COMPENSAÇÃO
       A Abit (Associação Brasileira da Indústria Textil) divulgou o bom desempenho do setor no ano passado – crescimento em torno de 4%. Em algumas empresas de confecções houve crescimento de até 45%. Diante de tais números, procuramos alguns empresários do setor para nos explicar o ‘fenômeno’, já que o chororô era geral até o meio do ano. Explicação: houve uma ‘reposição das perdas’ dos anos anteriores e uma expansão natural para preencher o buraco deixado pelos que fecharam as portas. Algo tão grande, que nem as importações do setor (que continuam a acontecer em grande escala) conseguiram atrapalhar. Ah, bom!
    ARTESANAL
      A semana da moda em sapato & bolsa foi ao ar , em São Paulo, durante a Couromoda + outras iniciativas para vender o inverno 18 aos lojistas. Além das esperadas botas e botinhas, também os saltos mais grossos. Os tecidos também ganham espaço que antes era do couro. Os detalhes em metais, continuam valorizando tudo. Mas as peças estão com aspecto mais artesanal. Isso é um bom sinal, pois justo esse aspecto que faz o diferencial e evita que a mulher esteja calçando um ‘uniforme fashion’ no frio. Cada marca caprichou o mais que pode para conquistar o cliente.
    CROQUIS
      Uma circulada pelas poucas lojas que (ainda) vendem tecidos à metro para quem faz boa moda, acabou levando à descoberta de outra preciosidade: a profissão de estilista de loja continua a existir. Até os anos 80, isso era algo abundante – mas foi se acabando com o crescimento da moda pronta-para-usar. Uma pena, porque muito estilista bom nasceu dessa dedicação diária à criação e ao conhecimento técnico sobre o assunto. Felizmente, alguns ainda estão na ativa e valorizando o bom traço dos croquis (algo que a nova geração desconhece), uma prática diária de fazer moda e destacando o talento de quem (realmente) o possui. Vamos em frente.

    VAIVÉM

    • O Carnaval vem chegando e não são apenas os figurinos que estão preocupando aos foliões & foliãs. A segurança para sair pela rua dançando também. Para isso, algumas marcas (como a Soleah) lançaram bolsas pequenas com alças bem longas e feitas em couro e cordas, que podem ser entrelaçadas no corpo. Mais seguro, impossível. 
    •  A semana de apresentação do preview inverno 18 das confecções instaladas em Beagá, está a todo vapor. Começa neste dia 22 e vai até o final do mês. Com as boas noticias chegadas da Couromoda (um termômetro tradicional de vendas no mercado), a turma está pra lá de animada. Amém! 
    •  Enquanto os showrooms das marcas se preparam para receber lojistas para essas primeira incursão invernal na pronta-entrega, as suas proprietárias e estilistas preparam as malas para a viagem de pesquisas para o alto-inverno e o verão 19. Muitos aproveitarão o carnaval precoce (9 a 13 de fevereiro) para sua viagem a eixo Europa \ EUA. 

    PONTO FINAL. A moda carioca, por acaso, acabou encontrando uma saída para seu ‘bloqueio fashion’. Depois de tentar feiras, shows e mais ligados ao setor, sem sucesso, suas marcas estão criando, espontaneamente, coleções para o Carnaval – com o toque alegre local. Sucesso total e uma sinalização de que a moda dali (que anda muito caída) pode ter sua saída em lançamentos feitos em janeiro. Afinal, além de ser verão é também véspera de carnaval.


     

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