PASSOS – Com um crescimento nos depósitos maior que o de saques em 2017, a poupança voltou a atrair a atenção de quem deseja guardar dinheiro. Segundo informações do Banco Central do Brasil (Bacen), o valor dos depósitos superou em R$ 17,12 bilhões o de saques. Na região, apenas em uma agência da Caixa Econômica Federal, no fim do ano houve um incremento de mais de 200% sobre o esperado.
Com um ganho real, em que é descontada a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 2,95% no último ano, o resultado de 2017 foi o maior desde 2006. O poupador chegou a ganhar 3,88%, ainda assim abaixo do recorde de quase uma década atrás, quando atingiu 5,1%.
Segundo o gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF) de São Sebastião do Paraíso, Márcio Oliveira Lemos, os valores esperados tanto para o fim do ano quanto já para este início de 2018 foram superados em números bem expressivos. Lemos atribui essa elevação à queda da taxa básica de juros, a Selic.
“De fato houve um aumento significativo nos depósitos em poupança. Somente no fim de 2017, tivemos um incremento de 230% sobre o que era esperado. Ainda, para o começo deste ano, o incremento foi de 600%, só nestes primeiros dias. Acreditamos que em função da Taxa Selic, que hoje está em 7%, e com expectativa de chegar a 6,25%, e isso tenha feito com que as pessoas procurassem uma opção que seja rentável”, explicou o gerente.