• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    18/10/2017 08h59 - Atualizado em 18/10/2017

    Agenda Passos discute a cidade

     PASSOS - A escritora e administradora pública, Ana Carla Fonseca, ministra palestra no próximo dia 20, no Teatro Rotary, das 8h30 às 11h30, gratuitamente, sobre cidades criativas e cidadania ativa. O tema define uma das principais vertentes do grande guarda-chuva de atividades que estão sob a denominação de cidades criativas e pode ser explicado como um negócio lucrativo e que, ao mesmo tempo, tem por finalidade proporcionar mais justiça social.
    De acordo com Ana Carla, está chegando a hora de debater sobre como a criatividade pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social e sobre as soluções para os problemas fundamentais que afetam a cidade.
    “O Agenda é um fórum que leva à discussão da sociedade e poder público temas relevantes para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. O evento é aberto ao público, uma vez que o objetivo é debate sobre o tema o mais amplo possível”, disse a escritora.
    Este ano, o primeiro seminário do fórum Agenda foi realizado no dia 18 de agosto, em Varginha. Poços de Caldas veio em seguida, em setembro e, finalmente, o ciclo de debates se encerra nas cidades de Passos, 20, e Pouso Alegre em 24 de novembro e Itajubá será dia 8 de dezembro.
    A realização do Agenda é da Oceano Azul Eventos, a OA, que faz parte das Empresas Pioneiras. A escritora é premiada com o Jabuti 2007, referência mundial sobre economia criativa, é apontada pelo jornal espanhol El País como uma das oito brasileiras que impressionam o mundo. Ela é Administradora Pública pela FGV-SP, doutora em Urbanismo pela USP e assessora em Economia Criativa para a ONU.
    Uma de suas palestras propõe uma pequena volta ao mundo, mostrando o potencial de cidades e de como é possível transformar a realidade econômica e cultural. Publicou um livro em formato digital e gratuito intitulado Cidades criativas - perspectivas.
    “A cidade criativa é possível se a cidade tiver três características gerais adaptáveis a contextos específicos”, diz a especialista, que foi vencedora do Prêmio Cláudia na categoria Empresária.
    As três características, elenca ela, são baseadas nos pilares: inovações, conexões e cultura. “Inovações das mais diversas ordens, de nanotecnologia a tecnologias sociais; conexões - entre público e privado, entre áreas da cidade ou a história e sua visão de futuro; e a cultura, como manancial de atividades com impacto econômico e como formadora de um ambiente propício à criatividade”, afirmou a especialista destacando ainda que, para gerar lucro a partir do talento da população, é preciso reconhecer que a criatividade é um recurso econômico. 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus