• Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    ÁREA DO
    ASSINANTE
    ESQUECEU SUA SENHA?
    Você receberá em seu e-mai uma nova senha para login.
    

    Assine 35 3529-2750

    Fale Conosco contato@clicfolha.com.br

    WhatsApp 35 9 9956-5000

    
    01/09/2017 08h12 - Atualizado em 01/09/2017

    Chefs lançam livros em Passos

    Boa comida e gerenciamento de negócios da alimentação são os temas de quatro obras, de três cozinheiros com grande experiência na cozinha e universidades

    Adriana Dias - Da Redação

    Três renomados chefs lançaram no dia 25, em Passos seus livros durante o Festival Encantos e Sabores do Sul de Minas, organizado pela confeiteira Roberta Rocha. As obras são de Elzinha Nunes, sendo uma nacional ‘História da Arte da Cozinha Mineira, por Dona Lucinha’ e outra internacional ‘Le Brésil de Minas Gerais’. Ana Maria Tomazoni com o seu ‘Educar com Alimentos’. Celso dos Santos com ‘Hospitalidade no Gerenciamento de Atendimento ao Cliente’ e ‘Universidade Corporativa de Gastronomia Brasileira’.
    Os chefs fazem parte dos Cozinheiros Sem Fronteiras e Associação de Restauradores Gastronômicos da Américas e do Mundo no Brasil (Aregala). De acordo com Celso dos Santos Silva, vice presidente Internacional de Aregala e presidente de Cozinheiros Sem Fronteiras Brasil, seus livros ajudam no gerenciamento de empreendimentos gastronômicos e afins.
    Silva atua também como professor convidado na Sommelier School e ministra a aula de gastronomia no Módulo Avançado. É Pós-Doutor em administração e Educação (EUA), Ph.D em Administração (EUA), Mestre em Administração, Especialista em Hotelaria, Administração e Tecnologia Educacional, Graduado em Turismo. Presidente de Cozinheiros sem Fronteiras Brasil.
    De acordo com Silva, o livro Hospitalidade no Gerenciamento de Atendimento ao Cliente trata a hospitalidade, que é atualmente um fenômeno marcante com perspectiva de crescimento nacional e mundial de altíssimo alcance estratégico, econômico, social, cultural e ambiental.
    "Nesse sentido, em nível nacional a Confederação Nacional de Turismo (CNTUR) e a Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hotelaria e Turismo (Abresi) merecem destaque pelas contribuições históricas e definitivas para o pleno desenvolvimento potencial do Brasil em ações contínuas e formativas que resultam diretamente na excelência de qualidade de serviços em ensino, pesquisa, extensão, estágio e empregabilidade através da Universidade Corporativa CNTUR/Abresi e Rede Brasil de Qualificação em Turismo e Hospitalidade. É uma nova era empresarial e profissional da hospitalidade brasileira”, explicou o autor.
    Já a obra Universidade Corporativa de Gastronomia Brasileira é uma nova abordagem na área de serviços. É a publicação dos estudos de pós-doutorado de Silva desenvolvida na universidade da Flórida. “O livro é uma versão educacional inovadora da natureza estratégica e não simplesmente focada no fator ‘qualificação’, mas, sobretudo, um fenômeno de aprendizado coletivo que desenvolve novas capacidades de pensar e trabalhar, gerando competências altamente diferenciadas e resultando em fortes vantagens competitivas no mundo empresarial”, afirmou. 

    Obras levam comida mineira pelo mundo

    Os livros de Elzinha Nunes são frutos de sua vivência gastronômica. Em ‘História da Arte da Cozinha Mineira, por Dona Lucinha’, é a história de sua mãe, dona dos restaurantes Dona Lucinha, de Belo Horizonte e São Paulo, e a relação dela com a cozinha mineira.
    “Ao primeiro contato o livro exige respeito pela experiência e pelo valor que minha mãe, dona Lucinha, dá à memória de uma cultura rica que precisa ser preservada e o será, certamente. Com o correr da leitura, há uma entrega ao prazer de um texto fácil e, ao mesmo tempo, à alegria de saborear gostos diversos. Como se não bastasse tudo isso, o texto tem base documental e interessantemente aposta em belas reminiscências recheadas de saboroso saber”, disse Elzinha.
    Internacionalmente a mineira Elzinha lançou, na França o livro ‘Le Brésil de Minas Gerais - Gastronomie et Tourisme’, que tem tradução livre Brasil Minas Gerais – Alimentação e Turismo, uma obra que fala sobre a rica diversidade gastronômica, arquitetônica e de paisagem de Minas Gerais.
    “Nesta obra convidamos o leitor a descobrir o gosto de produtos que tornam a culinária diária como férias, mas revisto e trouxe na cozinha gourmet Minas emulsão de queijo ‘picadinho’ salsicha casa, bacalhau com feijão e chuchu ‘fradinho’ com coração banana ‘Umbigo’, o arroz molho de vespa, rabada e ovo fazenda ‘estrelado’, pão de queijo mineiro, costela com mandioca amarela purê, doce de abóbora, o coco e açúcar mascavo, barriga de porco com grãos e pé de moleque, ravioli de queijo Canastra, brulee tapioca com sorvete de jabuticaba”, contou Elzinha.
    E Ana Maria Tomazoni em seu Educar com Alimentos – práticas, reflexões e receitas, também socializa sua tese de doutorado na PUC-SP por meio desta obra. “A ideia é mostrar que na academia também é possível registramos nossas vivências (experiências) educacionais com alimentos. E também tem o intuito de atrair aqueles que gostam de conhecer histórias de vidas e receitas culinárias testadas e vividas nos cases contados”, explicou.
    São vivências de uma sonhadora, que sempre acreditou na Educação como transmissão para formação de um homem preocupado com um mundo melhor, não importando o lugar onde estiver em qualquer momento, incluindo o relato de experiências com chocolate e com a Escola de Gastronomia Culinária.
    “Trata-se de uma narrativa que pretende focar vivências de mais de 40 anos de trabalho profissional em Educação e no trato com a alimentação em vários ambientes e propostas, envolvendo pessoas de todas as idades, de diferentes níveis sociais, econômicos, culturais e étnicos, em sua especial forma de buscar olhares mais aprimorados para o alimento, conhecendo-o pelos sentidos, preparando receitas saborosas e nutritivas para as mais variadas fases da vida”, finalizou Ana Maria. 

    Mais sobre a editoria

    Guia da Cidade
    INCLUA SEU ESTABELECIMENTO

    Assine (35) 3529-2750

    Fale Conosco contato@folhadamanha.com.br

    WhatsApp (35) 9 8829-8351

    © 1984 - 2019 Folha da Manhã. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por Mediaplus