São João Batista do Glória foi sede de evento da USP de Ribeirão Preto

09/03/2019

No fim de fevereiro, São João Batista do Glória foi sede de um evento científico sobre doenças inflamatórias, promovido pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).
 O encontro durou três dias e contou com 92 participantes, entre professores e pesquisadores, incluindo estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado. As palestras e exposições de trabalhos aconteceram na plenária da Câmara municipal gloriense.
 Intitulado “III Retreat Crid”, o evento foi organizado pelo Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid), da FMRP-USP, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
 O objetivo do evento foi apresentar as atividades e resultados do ano de 2018 e discutir estratégias para as pesquisas que serão realizadas neste ano. Foram abordados os temas de doenças infecciosas, autoimunes e cardiovasculares, biologia de sistemas computacional, desenvolvimento de novos fármacos e o uso de produtos naturais como fontes, além de reunir e aumentar a interação de todos os grupos do Crid na forma de “Retreat” (retiro, em português).
 Entre os palestrantes do evento, estavam professores e pesquisadores da FMRP-USP e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, também da USP de Ribeirão Preto. Kleber Franchini, diretor do Brazilian Biosciences National Laboratory (LNBio), apresentou os estudos realizados na instituição, e André Sampaio Pupo, professor na Universidade Estadual Júlio de Mesquita (Unesp), de Botucatu, trouxe discussões sobre as pesquisas que realiza.
 Ari Waisman e Sir Salvador Moncada, professores e pesquisadores da Medical Center of the Johannes Gutenberg-University e University of Manchester, respectivamente, são pesquisadores associados ao Crid e também proferiram conferência no evento.
 De acordo com os organizadores, o município de São João Batista do Glória foi escolhido para sediar o evento por suas belas paisagens, com boas opções de passeio, e por ser próxima da cidade natal do diretor do Crid, o professor Fernando de Queiroz Cunha, que nasceu em Passos.

Evento teve preparação de turismóloga

 A preparação do encontro científico contou com o suporte local da turismóloga e empresária Aline de Freitas Marques, que cuidou da logística operacional do evento. Aline, que é presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de São João Batista do Glória (Adeglória) e vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), destacou a importância da realização do evento, que abre portas para que, além de destino de lazer, o Glória também se torne um ponto para eventos acadêmicos e empresariais.
 De acordo com Matheus Flória, um dos organizadores, os participantes aprovaram o evento, elogiaram a cidade, a culinária local e a hospitalidade. A comissão organizadora cogita realizar a quarta edição do evento novamente na região.