Se leitoa assada já é boa, imagine recheada!

06/03/2019

A maioria dos brasileiros gosta de apreciar algum tipo de carne em suas refeições diárias e, no caso dos mineiros, o suíno é um dos que prevalecem no cardápio. Para falar sobre os cuidados com a carne e ensinar uma receita de leitoa recheada – prato tradicional na região – o GR conversou com quem é especialista no assunto, a Passos Carnes

O hábito de consumir carne nas refeições diárias é comum para a maioria das pessoas, no entanto, é necessário manter a atenção para que o alimento seja confiável e de qualidade. A Passos Carnes se destaca entre as casas de carnes da região e isso acontece devido às ótimas condições das mercadorias que chegam até o cliente.
O diferencial da empresa é que o corpo de funcionários está sempre preocupado com a limpeza do ambiente e em oferecer carnes frescas, tratadas e resfriadas por, no mínimo, 15 horas. O processo de preparação das carnes é fundamental, visto que interfere na saúde e no sabor final do prato.
O empresário e dono do estabelecimento, Nilson Marques, destaca a importância de consumir carnes legais e de boa procedência, e ainda ensina como podemos identificar o melhor tipo de mercadoria. “Toda carne precisa ser fresca para agradar o cliente, não só pelo paladar, como também pela saúde. Quando chegamos a uma casa de carnes, a primeira coisa que devemos conferir é a limpeza e, em seguida, a cor da carne, porque aquela que está na vitrine há mais tempo do que deveria apresenta um aspecto mais escuro em relação ao produto fresco”, explicou.
Atualmente, a procura por carnes embaladas está cada vez maior por conta do valor e da praticidade, todavia, o mais aconselhável é que o consumidor saiba de onde vem o alimento que está comprando e procure sempre por qualidade, observando os aspectos do alimento, ou seja, é fundamental que a cor da carne não esteja escura ou com aparência “morta”.
Para provar a qualidade dos produtos da Passos Carnes, passamos uma tarde na cozinha da sua loja na rua Dois de Novembro, onde o Maico Machado Santos, o Sura, preparou uma leitoa recheada, bem como nós, os mineiros, gostamos. A carne suína oferece um sabor único para todos os outros alimentos que fazem parte da refeição e é muito consumida nos ranchos e pousadas da região. É de dar água na boca!
Todo o processo de preparo do prato levou aproximadamente cinco horas e o resultado foi incrível. Confira a receita ao lado: 

Leitoa Recheada

Você vai precisar de :

- Uma leitoa de aproximadamente 15 kg (não muito gorda, e a Passos Carnes pode escolher a melhor opção para a sua receita)
- Temperos para carnes, como sal, alho, cebola, vinho branco, vinagre e cheiro-verde (porções a gosto)
Recheio:
- 2 kg de arroz
- ½ de lentilha pré-cozida
- 250 g de milho
- 250 g de palmito picado
- 250 g de azeitona
- 150 g de uva-passa
- 150 g de castanha de caju

Modo de preparo:

- Limpe a leitoa e tempere-a com os ingredientes citados
- Prepare o arroz normalmente. Quando estiver quase secando, adicione os outros ingredientes 
- Misture bem, coloque dentro da leitoa temperada e, em seguida, costure-a
- Cubra com papel alumínio e deixe no forno por três horas
- Retire o papel e deixe por mais uma hora; quando estiver dourada, é hora de saborear! 

Para encomendar a leitoa e vários outros tipos de carnes na Passos Carnes: 3521-1225, 3521-1926 e WhatsApp 99108-0980

Confira esta e outras matérias na nova edição do GR