Estado reforça a vacinação contra a febre amarela

16/02/2019

BELO HORIZONTE - A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário rotineiro de vacinação de Minas Gerais desde 2008, sendo recomendada para todos que residem ou estão se deslocando para o Estado. Mesmo ficando disponível nos postos de saúde durante todo o ano, cerca de 2,7 milhões de mineiros ainda não se vacinaram contra a doença. A meta definida pelo Ministério da Saúde para cobertura vacinal da doença é de 95%; em Minas, a cobertura total está 92,71%.
 A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Janaina Fonseca Almeida, explicou que quem vai viajar para o Estado deve estar vacinado contra a febre amarela, porque o vetor da doença está presente no nosso ambiente, circulando com o vírus e, sendo assim, as pessoas que não tenham se vacinado estarão expostas.
 “Com a proximidade das festas de Carnaval, época em que o Estado e a capital recebem um grande número de foliões vindos de todas as partes, a preocupação se volta também para essas pessoas. Os turistas que estão se preparando para viajar para o Estado devem se lembrar de vacinar. A orientação é tomar a dose pelo menos dez dias antes da viagem”, explicou Janaína.