MADREPÉROLA

03/02/2019
Especial para a Folha
Wagner Penna

 A temporada de lançamentos para o inverno na pronta-entrega de Beagá (leia-se moda vendida pelo atacado), começou com pé direito. Muitos compradores de todo o pais já circulam pelos showrooms das grifes, sinalizando que as vendas serão melhores do que no ano passado. Com a moda mais democrática, cada marca valoriza seu DNA com propostas criativas e únicas. Entre as marcas que confirmam essa tendência, está a Madrepérola – com um estilo refinado, bem coordenado e de alta qualidade. O tema da coleção é ‘Noite \\ Dia’, com plissados, estampas e contrastes bacanas. O vaivém continua em fevereiro e março. Amém.

CARNAVAL
  O que muita gente sente ao ver alguns desfiles, acabou sendo assunto de blogues e sites de moda. Estamos falando dos exageros nas passarelas que, na verdade, são mostrados para reafirmar o estilo ou tendência que os criadores desejam lançar. O problema é que, ás vezes, vão longe demais. Daí, a coisa parece um carnaval. E foi aí que o assunto rendeu desta vez: as blogueiras retiraram da passarela de alta-costura, em Paris, ‘inspirações’ para o próximo período carnavalesco. E ficou ótimo!
PORCO
  No dia 5 de fevereiro começa o ano novo lunar – que será consagrado ao porco, ultimo símbolo no ciclo do zodíaco chinês. No Oriente, as comemorações já começaram, com festivais da primavera, embora o frio esteja ainda em temperaturas glaciais por lá. A moda não ficou de fora do assunto e grifes como a Gucci, Louis Vuitton, Moschino, DSquared, Dolce & Gabanna, Cloé e muitos outros lançaram camisetas, bolsas, tênis e outras peças com desenhos do suíno sob todas as formas. O mais bonitinho é o do rabo da porca retorcido numa bolsa. Uau!
VAIVÉM

 

A Ima Têxtil faz mais um ‘Café com Estilo’, desta vez para mostrar as antecipações do verão 2020 e a pronta-entrega (em tecidos) para o próximo inverno. Muitas texturas e estampas inovadoras estão nas araras da tecelagem, tanto em Minas quanto em São Paulo e com seus representantes em todo o país ***

Os tumultos extra-moda acabam sacudindo o setor em todo o mundo. A saber: na França, o movimento dos ‘coletes amarelos’ fez as compras de vestimentas cairem em quase 7% desde que começaram. Em Madri e Barcelona, na Espanha, a greve dos taxistas contra os aplicativos de transportes, fez as vendas de roupas caírem 40% .***

Com o link fashion Brasil \\ Portugal cada vez mais ligado, essa informação vem na hora certa: o Lisboa Moda acontece no inicio de março. O vaivém de desfiles movimenta o setor – que já tem muitos brasileiros com lojas e confecções por lá ***

PONTO FINAL. Com o verão ainda no auge e as temperaturas sufocantes, a turma do varejo fashion já começou as liquidações das suas coleções de roupas leves. Boa noticia para quem esperou um pouco para comprar, mas o fato é que pouca coisa boa sobrou nas araras. A estimativa é dos próprios comerciantes – que já se preparam para lançar o inverno nas lojas, em março.