Cobra coral, a tonalidade de 2019

E a cor escolhida para a tonalidade do ano foi por estar presente no mundo natural, especialmente no fundo do mar, ao mesmo tempo que sua vivacidade é notada no mundo virtual e em muitas mídias sociais

14/01/2019
Wagner Penna

A cada ano a Pantone (que tem a paleta de cores mais usada por designers, artistas & afins) escolhe a cor que predominar durante a próxima temporada. No final do ano, anunciou que o Living Coral (coral vivo) será a tonalidade de 2019. 
Embora seja apenas uma sugestão, acaba influenciando tudo – inclusive a moda.  Aliás, a turma da moda sempre antecipa as tendências e, com essa cor, não foi diferente -  pois já na Minas Trend , em outubro, o coral já aparecia em detalhes das roupas, dos sapatos e dos complementos.
Ao anunciar a nova ‘cor do ano’, a Patone lembrou que ela simboliza a nossa busca por otimismo e felicidade, além do desejo de expressarmos de forma divertida. Tudo isso vem da reação à imersão que estamos tendo nas mídias sociais e tecnologias digitais e  experiências que criem uma conexão e intimidade mais reais. E a cor foi escolhida por estar presente no mundo natural, especialmente no fundo do mar, ao mesmo tempo que sua vivacidade é notada nas mídias sociais.
 
VAI E VEM
 
ntos de sapato & bolsa + complementos nas feiras de São Paulo. Embora a principal delas seja a Couromoda, outras acontecem em vários pontos daquela cidade. Um grupo forte de Minas, da região de Nova Serrana e levado pelo Sindinova, vai se apresentar com feira própria. 
 
***
A virada do ano foi de várias viradas na moda. No Brasil, a compra da Iódice pelo grupo paranaense Morena Rosa foi acertada. La fora, a Versace foi comprada pelo grupo americano liderado pelo Michael Kors. A grife italiana foi repassada por quase 9 b ilhões de dólares 
 
***
O janeiro fashion na Europa marca o inicio dos desfiles de alta-costura em Paris, (dia 21) com o vaivém das marcas de sempre – a Chanel à frente.Aliás, um documentário que está na Netflix (chamado Na Reta Final)  mostra os sete dias que antecedem o desfile da marca. Uma loucura. Vale a pena assistir.
 
PONTO-FINAL
 
Todo mundo já sabe que, atualmente, moda é muito mais gestão do que criação. Com as mídias sociais determinando tudo, o preço mais baixo está definindo  as compras. Uma seleção entre as grifes que mais vendem pela internet, entretanto, mostrou queda brutal no design e na qualidade do produto.