História e papel do 12º BPM em Passos

24/05/2018

A história do 12º Batalhão de Polícia Militar tem como seu marco de memória o dia 25 de janeiro de 1964, data em que o Batalhão foi efetivamente instalado na cidade de Passos.
Começava aí sua história, ressaltando as raízes deste sonho esperado pelos cidadãos passenses, que motivou a gênese do Batalhão intitulado “Guardião do Ouro Verde”, em referência ao forte cultivo de cana-de-açúcar, bem como de café, na região.
“Se hoje aqui estamos, é porque podemos, com orgulho, olhar para trás e visualizar este longo caminho percorrido, no qual continuaremos firmes neste propósito”, expressa em nota a seção de Comunicação Institucional do Batalhão.
No âmbito operacional, o 12º BPM está, até a presente data, com a melhor performance criminal nos últimos meses, reduzindo consideravelmente o crime violento de forma significativa, fruto de muito trabalho e estratégias traçadas pelo Comando da Unidade, demais Órgãos de Defesa Social e Sociedade.
“Continuaremos nossos objetivos, visando ao cumprimento das metas estabelecidas, reduzindo, ainda mais a criminalidade, a qual está em constante mutação”, informa a nota.
Hoje, o 12º Batalhão de Polícia Militar tem sob sua responsabilidade Administrativa e Operacional 18 municípios, sendo que três desses fazem fronteira com o Estado de São Paulo. A corporação está, ainda, presente em diversos projetos sociais e culturais da comunidade, a exemplo das participações da sua Banda de Música.
Ressalta-se que o papel primordial da Polícia Militar é buscar sempre a interação comunitária, assegurando a dignidade da pessoa humana, as liberdades e os direitos fundamentais, contribuindo para a paz social.
Atualmente, a Unidade é Comandada pelo Tenente Coronel Marcellus de Castro Machado.