Destaques Saúde

Carmo do Rio Claro compra testes rápidos para detectar Covid-19

4 de abril de 2020

CARMO DO RIO CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro comprou 200 kits para testes rápidos do novo coronavírus. A administração também efetuou a manutenção de sete respiradores mecânicos que são utilizados pelo Hospital São Vicente de Paulo.

Segundo a assessoria de imprensa do município, apesar de estarem autorizados a fazer compra direta com dispensa de licitação amparada pela lei para estas situações, o departamento de compras da Prefeitura está seguindo os procedimentos legais, como a cotação de pelo menos três fornecedores diferentes. O produto que foi adquirido, por ser o mais vantajoso financeiramente, foi o Anti COVID-19 IgG/lgM Rapid Test, autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O objetivo da aquisição dos testes rápidos é agilizar o resultado, já que pelos métodos convencionais há uma demora que pode prejudicar a população.

O Prefeito Tião Nara disse que está tomando todas as providências de prevenção ao Coronavírus e que as ações estão sendo feitas conforme são necessárias. “Não mediremos esforços para fazer tudo que for preciso com a maior agilidade possível, porém, vamos seguir rigorosamente o que pede a lei, pois, temos que ter zelo e responsabilidade com o dinheiro público”, ressaltou o Prefeito.

A respeito dos respiradores mecânicos, foram entregues os equipamentos do município que serão utilizados no Hospital São Vicente de Paulo. Com a manutenção em dia, os aparelhos encontram-se em condições para utilização em caso de pacientes com sintomas do coronavírus. Carmo do Rio Claro tem um total de sete respiradores mecânicos, quatro deles são da Prefeitura e três do hospital.

Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Elias Cesar Leandro, nesse ponto, a situação de Carmo do Rio Claro ultrapassa a de outras cidades. “Muitas cidades na nossa região têm apenas um respirador e algumas não possuem nenhum aparelho” pontuou o secretário.