Saúde

Alpinópolis tem três casos investigados e um descartado de coronavírus

27 de março de 2020

ALPINÓPOLIS – O Departamento Municipal de Saúde de Alpinópolis informou, na manhã desta quinta-feira, que foram registrados outros três casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus na cidade. Como o caso suspeito comunicado pelo poder público no início da semana foi descartado, os números indicam que Alpinópolis contabiliza quatro notificações, sendo três casos em análise e um descartado. Não há nenhuma confirmação da doença no município.
Na região os municípios com maior número de notificações de casos suspeitos são Passos (166), Paraíso (115), Piumhi (27), Ibiraci (21), Itaú de Minas (17) e Carmo do Rio Claro (16), segundo informações divulgadas em redes sociais oficiais das respectivas prefeituras.
A única suspeita levantada anteriormente em Alpinópolis, relativa a uma mulher de 41 anos, foi descartada após realização de análises baseadas em critérios clínicos e epidemiológicos. Na segunda-feira, 23, a paciente em questão foi internada e recebeu os primeiros cuidados no Hospital Cônego Ubirajara Cabral, sendo transferida, no dia seguinte, para a Santa Casa de Misericórdia de Passos, onde a contaminação foi descartada por apresentar sintomas característicos de pneumonia bacteriana e não de covid-19.
O Departamento Municipal de Saúde, durante este período de pandemia, permanece em estado de alerta e disponibiliza telefones para denúncias e informação de possíveis casos suspeitos. Outra ação oferecida pelo órgão, por meio de psicólogos e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), é um atendimento psicológico aos moradores que precisem de acolhimento e orientação. A iniciativa adotada, segundo o Atendimento Multiprofissional de Alpinópolis (AMA), devido a diversas manifestações sobre ansiedade, depressão e síndrome do pânico, recebidas pelos profissionais durante a quarentena.
A Prefeitura Municipal reforça que, mesmo frente às declarações advindas do Governo Federal, as recomendações e determinações do Decreto Municipal 3987/2020 permanecem em vigência, ou seja, alvarás seguem suspensos e aglomerações continuam proibidas. A orientação é para que a população permaneça em casa.

Vacinação

Em face do isolamento social, decorrente da pandemia, o Departamento Municipal de Saúde definiu que as doses de vacina contra a gripe, recebidas na segunda remessa enviada, nesta quinta-feira, 26, serão ministradas nos idosos em suas respectivas residências, não havendo necessidade de deslocamento até as salas de vacinação. A instrução é para que esse público aguarde, em casa, a visita dos técnicos do setor de imunização da prefeitura.